A importância da organização documental para a defesa processual

A rápida atuação da empresa quando do recebimento de documentos judiciais já apresentado aqui no blog, trouxe procedimentos a serem realizados pela empresa sobre como deverá agir quando isso ocorrer.

Hoje, apresentamos dicas a respeito do que precisará ser realizado após o envio do documento para a assessoria jurídica.

Primeiramente, é de extrema importância que a empresa verifique todos os documentos que possui referente a pessoa ou empresa que está movendo o processo (que pode ser fornecedor, consumidor ou funcionário anteriormente ligado a empresa).

É fundamental que a empresa mantenha todos os documentos organizados e que sejam de fácil acesso, não somente para o caso de ser necessário em ação judicial, mas para a própria estruturação do estabelecimento. A organização prévia dos documentos auxiliará no momento da defesa da ação, em que serão juntados ao processo para comprovar o que for necessário.

Além disso, é fundamental que seja mantido um contato que tenha ciência dos dados e documentos da empresa visto que a assessoria jurídica poderá precisar de esclarecimentos quanto aos mesmos ou mesmo proceder à nova solicitação de documentos essenciais à compreensão da causa.

Os documentos solicitados deverão ser enviados para a assessoria, pelo meio combinado, de forma digitalizada em boa qualidade, cuidando para que estejam legíveis.

Como os processos atualmente são eletrônicos, a entrega física é dispensada, visto ser mais onerosa para todas as partes, além dos riscos inerentes. A digitalização auxilia a empresa na guarda e arquivamento, agiliza a estratégia jurídica e facilita os meios processuais. Nossa dica é que sejam mantidos reunidos de forma organizada em local determinado na sede da empresa.

Até mesmo a empresa pode organizar um tutorial/manual de forma a padronizar as pastas eletrônicas a serem criadas, nome dos arquivos, extensão, entre outros elementos que permitem a localização rápida deste histórico empresarial.

Sendo assim, a organização interna da empresa, a respeito dos documentos e informações quando receber qualquer demanda judicial ou administrativa são fatores indispensáveis para que seja possível a realização de defesa, evitando consequências jurídicas negativas em razão de não apresentar no prazo determinado a documentação que tinha mas que não localizou a tempo.

Picture of Júlia Vizeu Becker

Júlia Vizeu Becker

Advogada

Rua Irmão José Sion, nº 19, salas 401-402 – Centro Profissional Carlos Gomes

Garibaldi, RS I 95720-000

 

(54) 3462.3943

controladoria@salvatori.com.br

©2024 | SALVATORI ADVOGADOS 26.771.483/0001-11. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress